24/06/2019

Shadowban no Instagram: O que é e como evitá-lo

Em algum momento você notou uma queda repentina e sem explicação aparente no engajamento das suas publicações no Instagram?

Por: Dayane Emrich

O shadowban é uma espécie de punição aplicada pelo algoritmo do Instagram a contas ou publicações. Ao receber esse castigo, sua publicação deixa de aparecer nos mecanismos de buscas e, apesar de não ser excluída e de seus seguidores ainda poderem vê-la, ela tende a ter um desempenho ruim, pois ninguém novo irá recebê-la.

Apesar de não ser uma prática confirmada pela rede social, um dos motivos principais para se receber um shadowban seria o uso de hashtags banidas. Tratam-se de hashtags que foram ocultadas pelo Instagram, seja por terem recebido muitas denúncias vindas de usuários ou por não cumprirem as diretrizes da rede social.

Um exemplo de hashtag banida é a #sextou. O termo sextou se espalhou pelo Brasil em referência a sexta-feira. Contudo, em inglês ele tem outra conotação: sex to you.

Em dado momento, o termo passou a ser usado por estrangeiros para publicação de imagens e vídeos com conteúdo sexual, o que fere as diretrizes do Instagram e fez com que a hashtag fosse banida.



COMO SABER SE SOFRI UM SHADOWBAN?

Nem sempre uma queda no engajamento do seu Instagram pode estar ligada a um shadowban, mas se você quer ter certeza, basta pesquisar.

Faça uma publicação e utilize as hashtags que normalmente costuma usar. Depois disso, peça para que pessoas que ainda não te seguem, pesquisem por essa hashtag e tentem encontrar sua publicação.


Fonte: Camila Porto


Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da Groove Propaganda.

Bem-vindo à Casa da Groove!

Planejamento, integração e Continuidade.
Aqui a gente mostra que não exitem mistérios para conexão com seus consumidores. Quer resultados?
Então acompanhe nossos conteúdos!

Os mais acessados!






© 1994 - 2021 Groove Propaganda. Todos os Direitos Reservados.